icone telefone(11) 3522-9303 | (11) 9 4234-0637 | (11) 9 9550-1602 contato@ecoecoworking.com.br Rua Barão de Tatuí, 544 - Vila Buarque, São Paulo/SP
Home / Blog / Postagem
Santa Cecília

Vale a pena deixar o carro em casa para ir ao trabalho?

O trânsito caótico da cidade de São Paulo despertou o interesse por meios de transportes alternativos em quem cansou de levar horas para chegar ao local de trabalho.

Trânsito em São Paulo

O trânsito caótico da cidade de São Paulo despertou o interesse por meios de transportes alternativos em quem cansou de levar horas para chegar ao local de trabalho.

Apesar do carro facilitar em diversas situações, como em dias de chuva, as pessoas começaram a criar mais consciência sobre obter mais rapidez, economia e também ser mais sustentável no dia a dia.

O aumento do preço dos combustíveis é outro fator que pode pesar na decisão de deixar seu carro em casa.

Que tal ir de ônibus, metrô ou bicicleta?

Algumas opções que podem ser consideradas são a bicicleta e o transporte coletivo, como ônibus e metrô. 

A bicicleta traz benefícios como maior economia e sustentabilidade, além de servir para manter a saúde física em dia. Com a bike, é possível andar pelas ciclovias, faixas exclusivas, pegar atalhos e assim locomover-se muito mais rapidamente, ficando de fora do trânsito. A manutenção da bicicleta também é bem mais simples do que a de um carro.

Já o transporte coletivo possui quase as mesmas vantagens, sendo mais econômico, sustentável e muito útil para distâncias maiores. 

Cidades modelos em mobilidade urbana 

Uma boa vantagem para considerar deixar o carro em casa, é que as cidades estão cada vez mais investindo em mobilidade urbana, com o intuito de reduzir o trânsito e melhorar a qualidade de vida.

Com sistema de sinais de tráfego inteligentes e um plano de mobilidade urbana que prioriza os pedestres e ciclistas, principalmente nas regiões centrais, Copenhague na Dinamarca e Amsterdã na Holanda são exemplos de cidades em que cerca de 50% dos habitantes utilizam bicicletas para se locomover diariamente.

Londres no Reino Unido é uma referência mundial por possuir um  sistema de transporte que integra metrô, trem, ônibus, bicicleta e táxis. A criação do sistema de bilhetagem eletrônica Oyster Card permitiu que os usuários pudessem acessar os diferentes tipos de transporte com apenas um cartão, tendo acesso ao ônibus, metrô, trens e aos barcos que sobem e descem o Rio Tâmisa. Além de contarem com um sistema de bikes públicas para aluguel, desde 2010.

Aqui no Brasil, a cidade de Curitiba se destaca pelo sistema de transporte rápido BRT (Bus Rapid Transit), um transporte público seguro, confortável e  ágil, que funciona em infraestrutura separada dos outros sistemas viários, oferecendo aos ônibus a prioridade de ultrapassagem.

Os desafios da mobilidade na cidade de São Paulo

Entre os principais desafios enfrentados para desenhar o cenário de mobilidade urbana em São Paulo estão a falta de planejamento e de investimento nas obras, linhas de metrô que não chegam a todos os lugares, a qualidade dos transportes públicos e a falta de segurança para quem opta por utilizar as bicicletas. O excesso de veículos é um dos maiores problemas juntamente com a estrutura inadequada da cidade.

Para lidar com o problema, é necessário pensar em diversas melhorias tanto para o transporte coletivo quanto para o desenvolvimento de ciclovias.

Os transportes coletivos como o ônibus, por exemplo, podem oferecer mais conforto e mais opções de horários. A criação de mais linhas de metrô e trem é um incentivo para que as pessoas optem pelo transporte público em vez de seus carros. 

A criação e expansão das ciclovias aliada ao aumento da sinalização, com foco em manter a segurança dos ciclistas, é outra medida eficiente para melhorar a mobilidade urbana.

Veja o mapa das ciclovias atualmente.

Transporte coletivo na região central de São Paulo

No centro de São Paulo, as opções de transporte coletivo são os ônibus e o metrô, sendo que o metrô é o mais confiável e assertivo em relação aos horários. Durante os dias da semana, é possível contar com um metrô no intervalo de 2 a 4 minutos. Uma vantagem é que você já sabe quais são as estações e paradas. 

As linhas de ônibus também são práticas, com diversas opções de horários e os corredores de ônibus que agilizam bastante a viagem. Com o uso do Bilhete único, também há um ganho em agilidade no embarque e desembarque de passageiros e ainda rola economizar com as passagens, já que você pode realizar até 4 viagens de ônibus em 3 horas, pagando apenas 1 tarifa. 

As vantagens de deixar o carro em casa e ir para o trabalho com meios de transporte alternativos são muitas. Além de economizar e praticar uma atividade física diariamente, você ainda colabora com a preservação do planeta e ganha uma rotina mais ágil.

Aqui no ECOE Coworking, temos um bicicletário para você deixar sua bicicleta em segurança. Além disso, ficamos perto das linhas de metrô Santa Cecília e Higienópolis Mackenzie e várias linhas de ônibus disponíveis para a nossa localidade.


Venha nos conhecer no endereço Rua Barão de Tatuí, 544 – Vila Buarque, São Paulo/SP. e tenha uma rotina mais prática com fácil acesso ao seu local de trabalho.