icone telefone(11) 3522-9303 | (11) 9 4234-0637 | (11) 9 9550-1602 contato@ecoecoworking.com.br Rua Barão de Tatuí, 544 - Vila Buarque, São Paulo/SP
Home / Blog / Postagem
Coworking

Nômades Digitais: uma nova forma de trabalhar

A pandemia de Covid-19 colocou o home office como desafio para muitas pessoas. No início houve resistência de alguns ao novo modelo de trabalho, mas hoje, várias pessoas não se veem mais voltando ao presencial e até estão dando um passo além, querem se tornar nômades digitais. 

nômade-digital
Nômades Digitais: uma oportunidade de trabalhar de qualquer lugar do mundo

A pandemia de Covid-19 colocou o home office como desafio para muitas pessoas. No início houve resistência de alguns ao novo modelo de trabalho, mas hoje, várias pessoas não se veem mais voltando ao presencial e até estão dando um passo além, querem se tornar nômades digitais. 

Mas o que significa ser um nômade digital?

Um nômade digital nada mais é do que o profissional que trabalha remotamente de qualquer lugar do mundo por meio da tecnologia digital. São pessoas que não precisam estar presencialmente em seus locais de trabalho e por isso, optam por trabalhar à distância e viajam para diferentes lugares, ficando por um curto período em cada um.

Embora a maioria dessas pessoas atuem em trabalhos criativos ou na área de tecnologia, há também profissionais que exercem funções administrativas, por exemplo.

Já em relação ao tipo de atuação, existem pessoas que escolhem ter contratos fixos e outras que preferem ser freelancers, empreendedores ou consultores.

É comum que os nômades digitais hospedem-se em moradias de aluguel, hostels, hotéis e até co-livings. Geralmente, não ficam mais que 2 semanas ou um mês em um local, mas há pessoas que decidem se fixar em um só lugar pelo período de 1 ano ou mais, após viajar por um longo tempo.

Basicamente, tudo o que precisam para realizar o trabalho remotamente é uma conexão a internet, uma estrutura adequada e um pouco de planejamento.

As vantagens de ser um nômade digital

A vida de um nômade digital pode contar com algumas vantagens atrativas e oferece muitas possibilidades, sendo uma opção para quem se aventurar, ter mais liberdade e conhecer novas pessoas. Confira alguns dos principais benefícios:

– Liberdade de ir para qualquer lugar, quando quiser;
– Gerenciar o próprio tempo;
– Conhecer pessoas novas que levam o mesmo estilo de vida que você;
– Viajar pelo mundo e conhecer diferentes culturas;
– Flexibilidade para alternar entre trabalho e turismo;
– Trabalhar em locais inspiradores, com possibilidade de dividir ideias com outras pessoas em um coworking local ou ficar mais tranquilo e isolado em uma pousada, por exemplo;
– Não perder tempo com o deslocamento e usar as horas que sobraram para explorar o mundo, se dedicar a um hobby, passar tempo com a família ou trabalhar em projetos paralelos;
– Viver em locais em que o custo de vida é baixo, ganhando em outras moedas, como o Dólar Americano ou o Euro;

Realmente, há muitos motivos para escolher ser um nômade digital e com a possibilidade de trabalhar remotamente, essa se tornou uma possibilidade para diversos profissionais. Por isso, se você se interessa pela ideia de viajar pelo mundo, não deixe de considerar essa opção. 

E já sabe, né? Se estiver procurando por um lugar com toda estrutura e tranquilidade que você precisa para trabalhar, venha para o ECOE Coworking! Aqui temos diversas soluções para quem atua remotamente.

Estamos na Rua Barão de Tatuí, 544 – Vila Buarque, São Paulo/SP . Venha conhecer o nosso espaço!